DICA N°20 - Tenha um cronograma .
O maior inimigo de uma banda iniciante é o comodismo. Toda banda gostaria de gravar e de fazer shows, mas não pode sair dos ensaios para realizar essa meta enquanto não estiver pronta.
O que ocorre é que diversas vezes as bandas sofrem pelo comodismo de algum integrante, a velha indagação " se não tem nada marcado, para que vou correr com isso". Desta forma um projeto de uma banda que poderia levar apenas alguns meses, leva anos.
Esse comodismo leva a falta de comprometimento, e muitas vezes um grupo de Heavy Metal promissor morre na praia, sem um único show ou registro fonográfico.
A ansiedade, apesar de oposta ao comodismo, também é inimiga de uma banda, marcar um show antes de estar bem ensaiada, com a performance ajustada e com as músicas bem definidas é um verdadeiro tiro no pé (dependendo do caso, com uma espingarda de 12mm).
A reposta para este problema está no planejamento de um cronograma. Nele nunca se deve apressar além do possível, o prazo para preparar as atividades da banda deve ser sóbrio e planejado. Nunca repouse na capacidade de improviso, sempre levando todos os pró e contras em consideração. Mas crie um planejamento que também force sua banda a manter um ritmo de ensaios e de composições, para que se tenha uma expectativa de conclusão dos planos. Sem uma esperança de quando sairão do estúdio para tocar ou gravar, nenhuma banda sobrevive muito tempo.
IMPORTANTE - Um cronograma tem que ser prudente com a realidade da banda. Não adianta estipular um determinado resultado em um mês, se a banda só seria capaz de produzi-lo em dois meses. È também interessante o cronograma possuir prazos em branco , onde se encaixariam os imprevistos, afinal estes sempre acontecem. Acima de tudo o cronograma tem que ser perfeitamente planejado para que a banda não prepare sua apresentação ou gravação correndo, o que pode produzir resultados de pouca qualidade. Porém o cronograma deve ser ágil para não permitir que a banda desacelere seu ritmo de trabalho e acabe não saindo do lugar.
SUGESTÃO - Nada é mais frustrante para um músico do que criar uma música e jamais vê-la gravada ou tocada para alguém. Ter um cronograma ajuda muito o lado psicológico da banda.
Uma boa ideia de como criar o cronograma é levar um calendário ou uma agenda nos ensaios, onde determinarão dias e prazos para atingir determinadas metas.
Exemplo (tendo como base os dias de um mês qualquer):
dia 1 á dia 7 - arrumar nuances ritmos (tempo)
dia 7 até dia 14 - corrigir as linhas de guitarra e baixo
dia 14 até dia 21 - definir solos, e concluir instrumental
dia 21 até o fim do mês - acertar as linhas de vocal e backing vocal em cima do instrumental finalizado.
* lembrem-se que apenas digito dicas e sugestões, não sou dono da verdade e apenas escrevo minha opinião, a melhor dica sempre será usar o bom senso na hora de preparar o show de sua banda !
Nenhum comentário:
Postar um comentário