A maioria das bandas novas na cena underground sofrem com a falta de presença de palco, compreensível, pois é difícil uma pessoa conseguir se sentir a vontade no palco sem estar plenamente segura ou sem ter já alguma experiência com apresentações.
Infelizmente o músico que trava em cima do palco, não interage e não passa emoção junto com a música, e assim , não importa a qualidade da composição ou do som, a apresentação será fria e não será empolgante.
Muitas vezes o carisma é mais importante que a qualidade técnica, se pensarmos friamente, o Heavy Metal como estilo músical, já começou desta forma com o Black Sabbath, vez que Ozzy Osbourne sempre foi um gênio performático e um contagiante frontman, e então apesar de ser tecnicamente limitado é ovacionado como um dos maiores vocalistas de todos os tempos.
O músico que mostra em cima do palco vontade e apreço por sua música incentiva a audiência a se envolver com essa música, enquanto que uma banda que toca estática em suas posições , só executa a música e nem se meche, torna-se massante e pouco interessante para o espectador,
Em resumo - um show de Heavy Metal não é apenas sonoro, é também visual. A banda deve ter consciência que seus movimentos, caras e bocas são um diferencial enquanto as músicas são executadas.
IMPORTANTE - È normal sentir medo, insegurança, nervosismo ou ansiedade antes de subir no palco ou durante um show, mas não deixe jamais isso te atrapalhar, lembre-se que ninguém conhece a música de sua autoria melhor que você próprio. Quando estiver no palco o mundo gira ao seu redor e você o domina , então respire fundo e não tenha receio ou vergonha de soar ridículo. Um musicista que confia na sua música é um musicista triunfante.
SUGESTÃO - neste caso a melhor sugestão que consigo pensar é do filme "Escola de Rock" com o ator Jack Black (inclusive aconselho este filme pois apesar de infantil, ele contém boas dicas de como se comportar no palco). Seguindo a ideia de Jack Black no filme, é interessante assistir o máximo de shows de artistas já consagrados e prestar atenção na sua movimentação de palco, poses e trejeitos. Evite imita-los, mas inspirados neles crie sua própria performance. Tal sugestão é interessante pois assim poderá também verificar que existe diversos tipos de postura de palco, mais energéticas como de Bruce Dickinson , mais imponentes como de Rob Halford, teatrais como Alice Cooper e até mesmo aquelas peculiares e insanas como o já citado Osbourne. Enfim poderá escolher na qual melhor se adapta e criar sua própria postura para seu show.
Nenhum comentário:
Postar um comentário