quarta-feira, 4 de julho de 2012

DICA N°2 - CUIDADO nas pausas entre as músicas do set list !


Um verdadeiro show de Metal deve passar energia ao público, entusiasmo, tem que fazer o público beirar a insanidade e para isso uma vez que começa o massacre sonoro a poeira não pode baixar, senão a banda periga jogar um balde d'agua fria na audiência.
Frequentemente assisto bandas que entre as músicas de seu set list aproveitam estas pausas para decidir qual será a próxima música da apresentação, para decidir algum detalhe , para conversarem entre si ou para realizarem algum ajuste no equipamento. As vezes é inevitável uma pausa para comunicação entre os integrantes devido a a algum problema que surgiu durante a apresentação, ou para ajustar o equipamento, que pode dar problemas ou apenas necessitar de ajuste para prosseguir com o set list. Porém essas pausas são muitas vezes sinônimos de falta de organização ou de falta de planejamento para o show, ou seja, falta de profissionalismo.
As músicas a serem tocadas e sua ordem devem sempre serem decididas previamente, inclusive por isso que muitas bandas usam um set list impresso preso por fitas adesivas em algum lugar do palco. toda comunicação entre os membros da banda que não for necessária para o show deve ser evitada, pois tudo que exclui o publico de interagir com a banda pode diminuir seu entusiasmo em relação ao show da banda.
O show deve ser plenamente planejado, não apenas as músicas e a ordem a serem executadas, mas toda a performance e até mesmo os discursos da banda devem ser propositalmente alocados dentro do show, pois isso geralmente que difere um show de uma banda profissional de um ensaio ao vivo aos olhos de quem assiste.
O vocalista geralmente é aos olhos do ouvinte quem capitaneia a banda, é interessante sempre que houver uma pausa necessária entre uma música e outra que o vocalista busque a atenção do público para aquela música, falando um pouco sobre ela, ou clamando por gritos de guerra ou por ideais que a banda ou a música a ser tocada buscam promover. mas sem exagerar , para o discurso não se tornar tedioso, quanto menor o espaço entre as músicas de uma apresentação, melhor.


IMPORTANTE -  nunca se deve excluir o público da comunicação entre a banda, se algum problema ocorrer, enquanto a banda discute algo emergencial no palco, sempre um dos músicos deve buscar falar com o público, nem que seja anunciando shows futuros, agradecendo a audiência, divulgando sites, merchandising ou venda de discos. mas jamais a banda pode virar as costas para o ouvinte para discutir o problema excluindo o público da apresentação, pois se o fizer o público pode simplesmente se desinteressar pela banda e pelo show.


EXCEÇÃO - Quando houver algum problema emergencial, que deve ser sanado para a conclusão de um bom show, a pausa deve durar o tempo necessário, antes um bom show com uma grande pausa em algum momento , que um show meia boca sem pausa, porém deve haver consciência que quanto maior a pausa, maior o esforço da banda após a mesma em reconquistar a audiência. uma boa sugestão nesse caso é o vocalista e os demais membros buscarem envolver o público em algum tipo de dinâmica, em 2002, Schmier do Destruction , deu uma aula sobre isso, pois após uma falha no equipamento, ficou 20 minutos falando sobre o embate entre a seleção de futebol alemã e a seleção brasileira na final da copa do mundo, não permitindo que a platéia se desanimasse do show, seria muito mais fácil voltar para o camarim e voltar após 20 minutos, porém teria que reconquistar a platéia (o que para o Destruction está longe de ser uma tarefa difícil)


SUGESTÃO - torne o problema parte da solução, por exemplo , o grupo Baranga em suas apresentações, precisa baixar a afinação durante o show para tocarem a música "Whiskey do Diabo" ao invés de ficarem 5 minutos ajustando as cordas e sem se comunicar com quem os esta assistindo, o baterista Paulão veste uma máscara de diabo e faz uma performance teatral enquanto deixam soar as cordas sendo afinadas um tom abaixo, essa é uma forma genial de usar a pausa necessária como forma de segurar a atenção do público. 


Em regra é simples, o público tem que se sentir envolvido pelo show e é parte do show, se o público não é chamado para participar do show, a apresentação não está completa e nem sera suficientemente envolvente.





* lembrem-se que apenas digito dicas e sugestões, não sou dono da verdade e apenas escrevo minha opinião, a melhor dica sempre será usar o bom senso na hora de preparar o show de sua banda !

Nenhum comentário:

Postar um comentário