segunda-feira, 16 de julho de 2012

DICA N° 9 - Jamais ofenda, desmereça ou critique um membro de sua banda em cima do palco.


Talvez seja este o maior exemplo de falta de bom senso que ocorre nos eventos underground, as bandas não podem esquecer que uma banda é uma engrenagem que funciona em perfeita harmonia, um dependendo do outro em todos os momentos.
Já presenciei diversas vezes um integrante da banda, ir ao microfone e dizer algo " esse cara aqui só erra", " a gente não tinha ninguém melhor, então chamamos ele pra banda" ,"se ele não tocar ninguém sente nem falta" ou " e com vocês o pior músico da noite ...".
Deve-se manter em mente que por mais que na maioria das vezes seja brincadeira, esse tipo de atitude perante o público muitas vezes soa anti-profissional e de postura inadequada.
O público as vezes antagoniza a banda que "rebaixa"  um de seus integrantes em público, pois vê nisso uma brincadeira de mal gosto, e as vezes até como uma humilhação em público do músico.
A audiência está em busca de coesão quando objetiva assistir um show, e esse tipo de comentário afeta essa mesma coesão aos olhos de quem assiste, muitas vezes vão começar a caçar erros do músico criticado, senão assumir que o músico que o criticou é soberbo e arrogante. Em nenhuma das hipóteses a banda se beneficia, a função da banda é cativar o público e não conquistar sua antipatia.


IMPORTANTE - Obviamente os comentários irônicos/sarcásticos são exceção à regra, pois quando um músico se destaca na banda, brincar com a platéia de criticá-lo pode aumentar a interação da banda com a audiência, e elevar o carisma dos músicos. PORÉM deve se ter cuidado de deixar evidente que o comentário foi irônico, e de preferência em um momento da apresentação em que o musicista em questão é ovacionado.
Exemplo : Após um solo de baixo bem executado dizer ao público " nossa, não toca nada esse garoto ...".


SUGESTÃO - Música é extrair os sentimentos em forma de som, mesmo que esse sentimento seja o mais puro ódio. Ou seja, o músico sempre está lá expondo uma faceta frágil do seu ego, então ter cuidado em ferir esse orgulho em cima de um palco, em meio a uma apresentação, é muito mais que uma dica, é quase uma regra.
Procure nunca criticar um colega, sem que essa brincadeira já tenha um consentimento prévio, mesmo que tácito. E se de fato ele merecer a critica, deixe-a para falar em um ensaio, ou particularmente, mas jamais exponha isso ao público, pois vai prejudicar não só o músico criticado, mas vai prejudicar aquele que critica e expor todas as fragilidades da banda ao vivo ao público.






* lembrem-se que apenas digito dicas e sugestões, não sou dono da verdade e apenas escrevo minha opinião, a melhor dica sempre será usar o bom senso na hora de preparar o show de sua banda !   

Nenhum comentário:

Postar um comentário