sexta-feira, 13 de julho de 2012

DICA N° 8 - Vai montar uma banda de Metal, então explore o seu lado forte.




O leitor e amigo Douglas Henrique Nogueira perguntou  como se é possível tocar bem em uma banda de metal sem ter que se matar de estudar e treinar. Em suma, não é possível, porém aqui vai uma dica bem interessante que pode apontar em que direção os treinos devem seguir, e assim evoluir mais rápido.


Eis uma comparação interessante, ser músico de uma banda é como ser um lutador de MMA ! Vou Explicar:


Quando se aprende artes marciais, se aprende a atacar e a defender , a chutar e a socar, a lutar de pé e no chão e a usar seu lado destro e o canhoto. Porém quando se treina para uma luta de MMA se dâ muito mais ênfase no lado forte do lutador, para que seja algo a desequilibrar a vindoura luta, se ele soca bem , treina-se ainda mais o soco , se ele luta melhor no chão, treina-se mais o Jiu Jitsu e por ai vai...


O mesmo deve fazer um músico ao entrar numa banda. Ao se estudar música se aprende técnica, teoria, interpretação, harmonia e etc...Porém quando se toca numa banda, o instrumentista deve explorar aquilo que ele sabe melhor, muitas vezes é explorar esse lado que faz a banda gerar sua personalidade músical.


Citando alguns exemplos:


Megadeth - a velocidade de Dave Mustaine nas guitarras é uma característica marcante no som da banda.


Judas Priest - nada é mais característico na banda que a incrível tessitura de Rob Halford


Iron Maiden - as levadas de baixo "cavalgadas" são marca registrada da banda já.


IMPORTANTE - Explorar seu ponto forte não significa negligenciar seu ponto fraco, apenas significa dar mais ênfase ao ponto forte para que este se torne ainda mais evidente, mas é sempre bom treinar e estudar constantemente aquilo em que se é defasado, para sempre ser um músico completo.


SUGESTÃO - Na hora de compor não fuja do seu vício, da mesma forma que ele pode se tornar um clichê ele pode se tornar um traço da sua personalidade musical, basta apenas não exagerar, como sempre o bom senso é o que melhor vai medir a dosagem. Se estiver fatigante ao ser ouvido, basta diminuir a dose.
Uma segunda sugestão é sempre gravar seus ensaios, mesmo que num celular ou mp3 , e buscar ouvir em casa , após o ensaio, o que foi tocado. Sempre que nos ouvimos depois do momento do ensaio, conseguimos perceber melhor o que esta bom e o que está ruim e ter melhor senso crítico para melhorar a música.






* lembrem-se que apenas digito dicas e sugestões, não sou dono da verdade e apenas escrevo minha opinião, a melhor dica sempre será usar o bom senso na hora de preparar o show de sua banda !   

Nenhum comentário:

Postar um comentário