quarta-feira, 25 de julho de 2012

DICA N°16 - Como criar um logo adequado


Não ha de se negar que um logo é essencial para a divulgação do nome da banda. afinal será a bandeira da banda na mídia impressa e virtual, alem de traduzir parte da linguagem visual da banda.
Não entrando em detalhes de design, nem em princípios de projeto visual, ainda sim existem detalhes cruciais de um logo que não são respeitados por muitas bandas. E muitas vezes esses detalhes criam um logo ineficaz, que muitas vezes enfatiza uma mensagem que a banda não quer passar ao se promover utilizando-o.
Tenha sempre em mente que o logo é uma ferramenta de divulgação, ele deve ser facilmente aludido a banda e deve ser registrado facilmente na memória.
Vou tentar listar os erros mais frequentes que presenciei , e tentar sucintamente explicá-los:


Legibilidade - Na minha opinião é o erro mais grave ao ser criado um logo. Um logo deve ser facilmente captado e legível , o nome da banda deve estar evidente, senão se macula a principal função do  logo que é ilustrar e promover o nome da banda. 
Evite um logo com muitos elementos gráficos que retirem a facilidade de leitura e de compreensão.
Obviamente nos casos das bandas de Black Metal o logo será ilegível, senão inteligível , porém estes logos obedecem a outra proposta gráfica ( mais precisamente a de brasão).


Uso de Cores - As cores são elementos visuais muito fortes, e muitas vezes são fixos na memória de forma subconsciente. Ou seja escolher bem as cores aplicadas no logo é uma função importante, pois muitas vezes a nossa mente associa uma determinada cor a uma determinada proposta visual/sonora/temática.
Pesquise bandas com sonoridade/temática próximas a sua e observe bem as cores usadas em seus logotipos.
(um exemplo para ilustrar esse tópico é que não se vê muitos logos de bandas de Black Metal Old School amarelos por aí).


Formas Inapropriadas - Formas mais pontiagudas sugerem um som mais agressivo, formas mais quadradas um som mais tradicional/clássico, formas mais arredondadas sugerem algo mais pomposo, e por ai segue...
Observe bem as formas utilizadas ao criar seu logo, evite aquelas inadequadas a sua proposta audiovisual, pois senão pode atrair para sua apresentação o público alvo errado. O que poderia, eventualmente, ser desastroso.


Excessos de Elementos Visuais - da mesma forma que uma padaria não precisa ter um pão em seu logotipo, uma banda não precisa ter elementos do seu nome desenhados em seu logo. A forma como as letras são escritas podem até aludir a algum elemento visual, porém incluir qualquer figura no logo muitas vezes pode sujá-lo, ou distorcer a sua proposta tornando-o um brasão.




IMPORTANTE - Não é porque é simples que está ruim, muitas vezes o mais simples é o mais correto e o mais funcional. Na hora de criar seu logo reflita sobre sua funcionalidade, se está de fácil leitura, se está fácil de assimila-lo e se atende a proposta audiovisual da banda. Se estiver muito simples, mas funcionar, não precisa mudá-lo, as vezes excesso de tempero estraga um bom prato.


SUGESTÃO - Ao criar seu logo, observe os logos de suas influências e de bandas com a mesma proposta audiovisual. Será bem mais difícil errar se as tiver como paradigma. Outra sugestão interessante é com o logo criado, mostra-lo aos colegas e perguntar que tipo de banda eles imaginam ao ver aquele logo, assim poderá saber se o logo criado corresponde a expectativa que quer criar em relação a sua banda.


* lembrem-se que apenas digito dicas e sugestões, não sou dono da verdade e apenas escrevo minha opinião, a melhor dica sempre será usar o bom senso na hora de preparar o show de sua banda !     



Nenhum comentário:

Postar um comentário