este na minha opinião é o "erro" mais comum das bandas pela cena underground, todos os integrantes estão no palco, ajustando seus equipamentos e instrumentos e ai aquele musicista que terminou seus ajustes antes dos demais fica entediado e começa a tocar alguma das músicas que tirou enquanto espera os demais concluírem sua tarefa.
Geralmente, isso é um erro, pelo fato que o público fica saturado da cacofonia sonora e com isso o som da banda perde todo o impacto que teria ao início da apresentação.
Sem contar que soa entediante e as vezes até irritante, ficar ouvindo pedaços de 20 segundos de uma música enquanto uma música inteira não é tocada.
IMPORTANTE também ressaltar que o espaço entre as músicas do set list deve ser usado para a interação com o público, este se não for chamado a interagir com a banda , naturalmente se desinteressa da apresentação e perde a inter-relação com o repertório da banda, então tocar trechos de músicas (riffs, introduções, etc...) neste momento da apresentação, pode ser fatal para afastar o público da interação máxima com a banda.
EXCEÇÃO - quando estes trechos são tocados como forma de interagir com o público presente, por exemplo ao anunciar o guitarrista, este tocar um determinado riff, nestes casos tocar o trecho da música auxilia a interação do público com a banda e então passa a ser algo bom para a apresentação do grupo.
SUGESTÃO - para aqueles que argumentam tocar trechos de músicas como forma de ajustar o som para a vindoura apresentação, já que geralmente em shows underground se passa o som logo antes da apresentação, uma sugestão válida é tocar todos os integrante ao mesmo tempo, apenas uma nota em um mesmo ritmo, geralmente a E mais grave de cada instrumentos , pois com os graves bem ajustados os agudos estarão consequentemente adequados um ao outro, sem contar que sons graves não são cansativos ao ouvido da audiência, sendo assim , ajusta-se o som de forma eficiente, sem prejudicar a audiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário