quarta-feira, 25 de julho de 2012

DICA N°17 - "Teatralidade e Ilusão são armas importantes".


Essa dica é inspirada na estréia do novo filme do Batman, digo isso, pois essa lição eu aprendi no filme Batman Begins, em uma das falas do vilão Ras Al Ghul (por isso o título entre aspas). E quando transposta ao universo metálico, mais precisamente em uma apresentação de uma banda, percebe-se que o conceito exposto no filme se estende a qualquer forma de entretenimento.
O ponto é que em cima do palco, não enxergamos apenas um musicista ou um integrante de uma banda, e sim uma personagem.
Por exemplo, Freddie Mercury era (segundo depoimentos de amigos íntimos) um homem muito tímido e reservado porém quando subia no palco dominava a atenção da platéia com uma performance impecável e de tirar o folego.
Ou Alice Cooper que compensa qualquer limitação técnica envolvendo a audiência numa odisseia teatral única, que transforma qualquer apresentação sua em uma experiência lúdica única.
Enfim, um bom músico domina totalmente a técnica necessária pra tocar uma canção. Um músico excelente além de dominar tal técnica cria toda uma interpretação para a musica que executa.
O feeling e a interpretação fazem total diferença entre um bom músico e um músico excepcional. Tenha sempre em mente a definição de música no dicionário como um "conjunto de sons capaz de criar sentimentos".
Em cima no palco não é lugar para se ter vergonha, uma vez perante o público, o músico deve ter em mente que detém o controle do universo em suas mãos e não pode temer jamais de interpretar a música da forma que melhor senti-la.


IMPORTANTE - a expressão corporal faz parte da interpretação, de nada adianta uma excelente interpretação musical se a esta não houver correspondência por parte da linguagem corporal do músico. 
Ou seja, busque sempre se mover de acordo com a interpretação que a execução da música exigir. Da mesma forma que sempre repito que um show não é apenas sonoro mas também visual, O show não é apenas música como também um pouco de teatro.


SUGESTÃO - Uso de elementos decorativos/lúdicos que ajudem a dar o clima que a interpretação exige é sempre uma boa ideia. Sirenes, fogos, introduções, bandeiras, fantasias e muitos outros elementos, quando inseridos na apresentação tornam-se um diferencial bem vindo. Porém deve-se sempre apelar ao bom senso para evitar exageros e a falta de coerência entre a figura decorativa e a interpretação.
Nunca subestime a grande diferença que a dramaticidade da apresentação pode fazer aos olhos da audiência.






* lembrem-se que apenas digito dicas e sugestões, não sou dono da verdade e apenas escrevo minha opinião, a melhor dica sempre será usar o bom senso na hora de preparar o show de sua banda !     




Nenhum comentário:

Postar um comentário