terça-feira, 17 de julho de 2012

DICA N°10 - Saiba como usar o microfone 

Essa é a primeira dica "técnica" do Opus Metallum, resolvi postá-la por realmente achá-la a mais importante.
É uma realidade que nos eventos underground/independentes, em 99,99% dos casos a acústica será ruim, o equipamento será no máximo regular, e as caixas de voz serão de pouca potência.
Porém uma caixa de voz com uma potência fraca, muitas vezes tendo-se em vista que os lugares dos shows são pequenos, é mais do que suficiente para uma amplificação satisfatória da voz.
Apesar da qualidade técnica, presenciei diversas vezes vocalistas que por não saberem usar o microfone tornavam muito difícil escutá-los, mesmo que se esgoelassem, afinal estavam competindo com péssima acústica ambiente e o ruídos de amplificadores e distorções.
Primeiramente, o microfone é um instrumento, assim como uma guitarra, um baixo ou uma bateria, e a forma de usá-lo influi na qualidade do som, da mesma forma que um dos instrumentos citados .


IMPORTANTE -  existem dois tipos de microfone, o Omni e o Cardeóide.
O omni é aquele que capta qualquer som produzido ao seu redor , geralmente até o raio de 1 metro, é o de maior qualidade ( e geralmente custa muito caro) e não é necessário usá-lo de uma forma específica para produzir um som amplificado de boa qualidade. Infelizmente, praticamente nunca se vê esse tipo de microfone em eventos underground, devido ao seu preço exorbitante.
O cardeóide tem a captação em forma de coração (dai o nome), ele capta o som até uma certa distancia a sua frente, mas não capta o som ao seu redor.
Geralmente os microfones das casas e eventos dos shows underground/independentes são cardeóides de má qualidade. ou seja , suas capsulas não captam nenhum som produzido ao seu redor ou muito a sua frente.




SUGESTÃO - Ao realizar as passagens de som, busque falar ao lado do microfone, se ele não captar o som da fala, ele será um cardeóide. Neste caso busque se posicionar sempre com a boca em frente a capsula, se o som captado ainda for muito baixo, compense aproximando ainda mais a boca da capsula.
Nem sempre aumentar o volume do microfone ao máximo ajuda, muitas vezes isso distorce o som  e pode até mesmo danificar o equipamento. Tente minimizar a falta de potência posicionando o microfone inclinado entre o nariz e a boca, assim a captação estará colada na emissão bucal e ao mesmo tempo evitará as "batidas" provocadas pela fala e pela pronúncia. 
Essa posição do microfone também favorecerá a captação das notas mais agudas, já que estas tem uma amplitude mais alta e são sons emitidos "para cima".


* lembrem-se que apenas digito dicas e sugestões, não sou dono da verdade e apenas escrevo minha opinião, a melhor dica sempre será usar o bom senso na hora de preparar o show de sua banda !    

Nenhum comentário:

Postar um comentário