DICA N°7 - Saiba preparar o seu set list
* A pedido e dedicado ao vocalista Erick WildChild (Portas Negras)
Como todas a dicas que posto aqui, basta ter uma boa dose de bom senso para preparar um set list equilibrado e musicalmente bem definido. Mas existe também uma certa ciência por trás desse procedimento, então vou descrevê-la aqui.
Inicialmente deixamos claro que é importante deixar as músicas que tenham arranjos muito parecidos distantes uma da outra (idem no que se refere a mesma velocidade, ou que possuam as mesma notas no arranjo). Como ao vivo existe uma certa cacofonia gerada pela acústica do local e um pouco de ruído dos equipamentos também, músicas muito parecidas tendem a parecer apenas uma única música de longa duração.
Essa impressão de ser uma única música sendo executada é extremamente cansativa para os ouvintes, não só nos shows ao vivo, mas também nas gravações. A ordem das músicas tanto no show como no CD deve ser disposta evitando músicas que tenham o mesmo bit (velocidade), as mesmas notas, ou a mesma estrutura nos arranjos , uma em seguida da outra.
A ordem das músicas deve ser como uma montanha russa no que se refere a ritmo, deve haver um sobe desce gradual, da mais rápida até a mais cadenciada, e da cadenciada até a mais rápida.
Não recomendo começar o show com uma música cadenciada, como existe toda uma empolgação no início da apresentação de qualquer banda, é interessante que sempre se comece com uma das músicas mais rápidas para levar essa energia da empolgação ao público. A partir dai, pode ir desacelerando, tocando musicas mais cadenciadas, mas deve-se logo em seguida equilibrar incluindo músicas rápidas novamente no set.
È uma boa pedida também encerrar a apresentação com uma das músicas mais rápidas , pois a energia desta música, além de empolgar a audiência, perdura após a apresentação, deixando o público com a sensação de que a banda empolgou do início ao fim, e assim, ovacionará a banda.
Finalmente, não se recomenda que em um show de uma banda de Metal, que exista mais do que duas músicas "balada", mais do que isso, deixa de ser um recurso interessante no set list e acaba se tornando um momento tedioso na apresentação, o famoso momento " vou ali buscar uma cerveja e quiça volto".
Também é mais prudente quando tocar as baladas, tocar todas de uma vez ( desde que poucas) para evitar muitos momentos "parados" na apresentação.
IMPORTANTE - Sendo uma banda que todas as músicas tem a mesma velocidade, ou velocidades semelhantes, como por exemplo uma banda de Doom Metal ( no caso das músicas cadenciadas) ou de Speed Metal ( no caso das velozes), é interessante nas pausas entre as músicas elaborar dinâmicas (sejam instrumentais ou não) entre as músicas, para a audiência ter melhor percepção do set list.
Uma banda que faz isso com maestria é o Raven, que entre as musicas, sem exagerar sempre coloca dinâmicas instrumentais ou interações com a platéia para que esta perceba a mudança de uma música para a outra.
SUGESTÃO - evite 4 músicas iguais em seguida , sempre busque a cada 2 ou 3 músicas variar, ou na velocidade ou no arranjo. Assim a cada variação estará "quebrando" a percepção anterior da platéia e a banda passa a se renovar constantemente sobre o palco, o que com certeza é muito bem visto por quem assiste o conjunto e passa uma noção de prossionalismo.
OBS : a dica acima foi redigida pensando-se em um set list maior ou igual a 40 minutos de apresentação, abaixo desse tempo, acaba sendo pouco efetiva (porém jamais indiferente) a variação de velocidades, de arranjo e etc ...
eis uma sugestão para set list de 10 músicas ( no que se refere a velocidade) :
1 - música rápida
2 - música rápida
3 - música cadenciada
4 - musica rápida
5 - musica cadenciada
6 - musica cadenciada (ou balada)
7 - musica rápida
8 - musica rápida
9 - música cadenciada
10 - música rápida
* lembrem-se que apenas digito dicas e sugestões, não sou dono da verdade e apenas escrevo minha opinião, a melhor dica sempre será usar o bom senso na hora de preparar o show de sua banda !
Achei o seu blog esses dias e já li tudo.Excelentes dicas e macetes! Parabéns pela iniciativa! É isso que falta pro Rock/ Metal, união. Quando passamos aquilo que aprendemos pra pessoas com menos experiência, estamos fortalecendo essa união e aprendendo também.
ResponderExcluir