sexta-feira, 6 de julho de 2012

DICA N°4 - Como escolher os covers de seu set list.


Na verdade, repetindo minha nota de rodapé, escolher adequadamente qual cover tocar é apenas mera questão de bom senso, porém também existem algumas teorias a serem aplicadas neste caso.
Algumas bandas frequentemente escolhem covers que não se adequam a banda, ao seu show, ou a sua proposta musical. Isso prejudica muito o show, pois diferente do material próprio, o público tende a conhecer a música cover e muitas vezes avalia a qualidade da banda pelo cover que foi tocado.
Vale lembrar que o cover tem que ser sempre muito bem escolhido, é interessante evitar covers "manjados", os medalhões que toda banda toca, porém ao mesmo tempo é bom evitar um cover obscuro demais, para que não seja no set list equivalente a outra música de autoria própria.
Vou listar os erros mais comuns  na hora de escolher um cover e tentar explicá-los.


Cover de música fora da tessitura do vocalista - é com certeza o erro mais comum, e ainda sim muitas bandas insistem em repeti-lo.
A grande verdade é que por mais que haja músicos fantásticos nas bandas de Metal pelo mundo afora, geralmente a personalidade das bandas é marcada pelo vocalista, então a capacidade técnica do vocalista em reproduzir os vocais, tem que ser observada com mais cuidado.
Geralmente, a grande maioria dos brasileiros são barítonos (cantam melhor os tons médios), ou seja, tem dificuldade para cantar vozes muito agudas e muito graves. Enquanto a maioria das bandas de metal possuem tenores (cantam melhor os tons agudos) como vocalistas.
Enfim, se seu vocalista não consegue alcançar as notas, ou se simplesmente a voz dele não combina com a do vocalista da musica escolhida, evite toca-la como cover. 


Cover de música que contem instrumentos ou elementos que a banda não possui - é o segundo erro que mais presenciei, bandas que por exemplo, tocam uma música que tenha necessidade de teclado ou de algum instrumento complementar sem ter esse instrumento, e acabam deixando esse espaço vazio.
Um exemplo interessante é a música Rebellion do Grave Digger sem o teclado imitando o solo de gaita de fole, no meio da música, fica um verdadeiro rombo, que seria muito sentido pela audiência, por melhor tocado que fosse o cover.


Falta de habilidade técnica para tocar a música cover - a banda deve escolher tocar covers que seja capaz de tocar, parece que as músicas campeãs em serem tocadas por bandas que não as conseguem tocar são Burn do Deep Purple e Painkiller do Judas Priest. 
Existem músicas mais fáceis e músicas mais difíceis, mas se algum membro da banda não consegue executar um cover de forma coesa, não o toque, e escolha uma música mais fácil naquele instrumento.
Um cover mal tocado é o tipo de coisa que realmente queima a apresentação de uma banda.


Cover não condizente com a proposta musical da banda - Pessoalmente eu acredito que seja mera falta de bom senso, se a banda escolheu uma proposta musical, uma linha de instrumental e de vocais a seguir, deve tocar covers que seguem essa mesma linha, pois é o público que gosta desta linha musical que  deve conquistar.
Uma banda de Black Metal tocando Helloween não soa legal, assim como uma banda de Metal Melódico tocando Celtic Frost.


IMPORTANTE - existe uma diferença entre cover e versão, cover é quando a música é executada o mais próximo o possivel da original. Já versão é quando se adapta uma música do seu original para a proposta musical da banda que a está executando, neste caso de versões se admite musicas de outras tessituras, de outras propostas musicais, ou que possuem elementos que a banda não possui, pois se estará pegando esta música e a adptando ao que a banda faz.


SUGESTÃO - pergunte para as pessoas de fora da banda, e que já ouviram suas músicas próprias em ensaios ou gravações, que te digam de quais bandas se lembram quando escutam seu grupo, isso ajuda muito a sua banda a escolher covers mais próximos da linguagem musical que já imprime naturalmente.
Também se houver alguma semelhança muito evidente de timbre na voz do vocalista ou no conjunto da banda como um todo, com a música de algum determinado grupo, é também, desde que tecnicamente viável, fazer cover desta banda na hora de escolher o repertório de covers .


* lembrem-se que apenas digito dicas e sugestões, não sou dono da verdade e apenas escrevo minha opinião, a melhor dica sempre será usar o bom senso na hora de preparar o show de sua banda !

Nenhum comentário:

Postar um comentário