terça-feira, 14 de agosto de 2012

DICA N°30 - Tutorial de como fazer um release.

O release é como se fosse um "curriculum vitae" da banda. Quando se busca contactar um produtor, gravadora, empresário ou investidor. Será por meio de um release que deve ser entregue seguindo um padrão mínimo de qualidade.
A dica de hoje será um tutorial de como criar um release competente. Simples mas que atenda a sua proposta de forma eficaz.

IMPORTANTE - Lembre-se que o release nada mais é do que uma proposta comercial formal , ou seja, deve se comportar desta forma, para isso sempre tome muito cuidado com o uso do português. Busque escrever de forma simples e clara, porém deve-se abolir os erros de concordância, ortografia e gramaticais.

INTRODUÇÃO:  A página inicial deve conter o logo da banda, a indicação de que é um release e um curto prospecto sobre a banda. Lembre-se que um empresário ou gravadora não estão interessados em biografia ou em quem ou quando se criou a banda , muito menos na relação pessoal entre os membros da banda. Seja sucinto, escreva o nome da banda, o tempo de atividade, a proposta musical a qual ela atende, a temática que aborda e só.

PROPOSTA - essa é a parte mais importante da release , nela a banda deve descrever o que busca com a release, se é assinar com uma gravadora, conseguir um investimento, etc...
Deve se escrever claramente o objetivo da banda, e da forma mais sucinta o possível.

FICHA TÉCNICA: Nela deve-se descrever os integrantes da banda, de preferência com fotos. Não precisa de uma descrição muito detalhada. Apenas nome completo, idade, instrumentos que toca e influências musicais. Qualquer coisa além desta informação é supérflua e desnecessária, e apenas deve ser escrita se for de fato relevante para a proposta musical da banda.(Por exemplo: uma banda que fala de roma antiga ter um integrante formado em história, é um dado interessante de se incluir).

REPERTÓRIO - deve-se indicar todas as músicas que a banda toca (divididas entre autorais e covers).
Quando se referir as músicas autorais, acompanhe uma mini resenha das músicas. Pode ajudar a elucidar a proposta musical da banda. Quanto as covers, basta listá-las.

RESENHAS - Compile as resenhas escritas sobre a banda na release, principalmente as que foram publicadas em sites, zines e revistas (citando sempre as fontes da resenha). JAMAIS (em caso de releases impressas) forneça apenas o link para a resenha, pois na enorme maioria das vezes o interessado na release não vai "perder tempo" copiando os links da release para conferi-los na internet. 

PARCERIAS - Após a resenha é interessante citar as parcerias que a banda já tenha com empresas, empresários, produtores ou investidores. Esse item geralmente é o que passa mais segurança ao interessado de investir na banda. Não esqueça de mencionar de que forma o interessado pode contactar estes parceiros. Apenas para traçar um paralelo, essa seção da release equivale às "Referências " em um curriculum vitae. (obviamente se não houverem parceiros já estabelecidos, basta abster a release desta seção).

EXPERIÊNCIA - Em casos de bandas um pouco mais estabelecidas é interessante mencionar sua experiência citando agenda de shows, shows importantes, gravações, lançamentos e participações na mídia, Isso dá ao interessado uma perspectiva do quanto seria viável ao mesmo investir na banda.

IMPORTANTE - Se querer entregar junto da release (obviamente no caso de uma release impressa e entregue em papel)  alguma demo, gravação de música, vídeo de show ou foto promocional entregue em CDs ou DVDs anexos a mesma, NÃO ESCREVA LINKS no youtube ou para download deste material. O interessado quer tudo na mão e não vai atrás de conferir estes links. Muitas vezes por preguiça de seguir tais links vai acabar dispensando a banda.


* lembrem-se que apenas digito dicas e sugestões, não sou dono da verdade e apenas escrevo minha opinião, a melhor dica sempre será usar o bom senso na hora de preparar o show de sua banda !        







Nenhum comentário:

Postar um comentário