DICA N°24 - Seja profissional, tem hora para se divertir.
Post dedicado ao grande Alan Magno
Claro que se divertir é importante quando se toca com uma banda de Heavy Metal, porém um outro erro recorrente entre as bandas é o de não saber diferenciar quando é o momento de se divertir e quando é momento de agir com seriedade e profissionalismo.
A banda de fato precisa se divertir em cima do palco, pois a energia dessa diversão é importante e necessária para a interação com a audiência. Porém existem bandas que brincam em momentos errados e acabam afetando a performance.
Enquanto toca com a banda, evite fazer brincadeiras que possam afetar a execução das músicas por si próprio ou por outro instrumentista. Evite também tocar de forma descompromissada.
Tocar absurdamente bêbado, improvisar algo em seu instrumento só para tirar sarro em algum momento do show, mexer no equipamento de forma desleixada, ou agir sem compromisso com o show. São erros imperdoáveis para um instrumentista que busca reconhecimento profissional em sua banda.
IMPORTANTE - Nem todos que estão assistindo seu show serão seus amigos. Nem todos terão paciência para erros causados por irresponsabilidade ou falta de compromisso. Então saiba escolher os momentos de agir desta forma. Não precisa ser frio e sério por todo o show ( na verdade não é nem sequer recomendável que o seja). Mas precisa ter bom senso e empatia para saber quando é momento de brincar e quando é momento de tocar.
Também é importante não externar brincadeiras "internas" da banda em meio ao show, pois a audiência não costuma ver com bons olhos algumas brincadeiras.
Por exemplo: Testemunhei uma vez membros de uma banda que vivem brincando entre si porque um deles gosta de uma banda que os outros não gostam. De repente, em meio ao show, um outro integrante xinga a banda que aquele primeiro gosta nos microfones. Acontece que em meio ao público haviam mais fãs desta banda, e a partir deste momento a banda se queimou permanentemente com essa fatia do público.
SUGESTÃO - Estipule bem seus objetivos com a banda. Se a proposta é se divertir, toque descompromissadamente em eventos de amigos, festas, ocasionalmente em rock bares. Mas se sua proposta é levar a banda a sério, não se pode permitir ao luxo de tocar de forma desleixada. Nada é mais importante para uma banda que tocar bem ensaiada, envolvendo a platéia e executar as músicas de forma responsável. Se não quer atingir estas metas não busque ser profissional. Existe uma diferença grande entre músico que ama o que faz e músico amador.
* lembrem-se que apenas digito dicas e sugestões, não sou dono da verdade e apenas escrevo minha opinião, a melhor dica sempre será usar o bom senso na hora de preparar o show de sua banda !
Nenhum comentário:
Postar um comentário