DICA N°22 - Saiba ajustar a bateria.
Não é nenhum segredo que pelos shows underground, além de péssima acústica também vão encontrar baterias em péssimos estados.
Seguem algumas dicas de como evitar de ser prejudicado pelas condições da bateria da casa, caso não tenha uma bateria própria ou não possa levar a sua para o evento.
a) - muitas vezes as casas tem um kit de peças de bateria mínimo, sem pedestais e sem caixa. A melhor solução é desde o ensaio procurar sempre ensaiar com o menor kit o possível. Inclusive recomendo a adaptar todas as viradas para serem feitas apenas usando um único tom. (já verifiquei várias vezes casas cujas baterias só possuíam um único tom). Se ao chegar na casa encontrar um kit de bateria maior que o que está ensaiado, se sentirá mais a vontade para tocá-lo. E se encontrar o kit "mínimo", não se sentirá desconfortável com o mesmo.
b) - regule a bateria de acordo com o seu estilo de tocar. Se toca mais pesado, deixe os tambores retos e os pratos no alto para poderem soar mais. Se toca mais rápido deixe os pratos mais baixos e os tambores levemente inclinados (recomendo um angulo aproximadamente de 35 graus), para poder ter mais agilidade.
Esquematizar a bateria ajuda muito o baterista em sua perfomance
c) - acostume-se a usar baquetas sempre da mesma marca e do mesmo peso, existe grande diferença entre marcas de baquetas , e entre os pesos das mesmas (7a, 5a, 5b, 8d, etc...). Lembre-se de procurar sempre baquetas da mesma marca e peso, ou ao menos similares. Baquetas diferentes afetam muito a sonoridade e agilidade do baterista.
* Aos bateristas iniciantes eu recomendo peso 5a por ser mais neutro.
d ) - leve sempre seus pedestais, pratos, caixa e pedais. mesmo se a casa os tiver. pois nunca se sabe as condições das peças que encontrará na casa de apresentações, além de ser mais seguro tocar nas peças com as quais já está acostumado. Ainda vale lembrar que muitas vezes os produtores passam informações erradas sobre os equipamentos disponíveis e ter o seu a mão é sempre uma boa precaução.
e ) - leve sempre consigo, fitas adesivas, chaves de afinações e barbantes. Infelizmente já perdi a conta de quantas vezes precisei usar uma fita adesiva para fazer algum ajuste de afinação em uma bateria com os parafusos de afinação espanados. Além de que essas utilidades podem sempre ajudar a fazer alguma gambiarra para "quebrar um galho" e salvar uma apresentação quando algum problema ocorrer em alguma das peças da bateria da casa em cima da hora.
IMPORTANTE - O baterista é sempre a coluna vertebral da banda. Andamento, rítmo, compassos, tudo passa por sua atuação. O baterista deve ser consciente de sua importância e estar preparado para tudo. Em especial deve sempre portar um kit mínimo de equipamento: caixa, pratos, pedestais, banco, pedal de bumbo e estante de caixa.
Também deve estar consciente de suas habilidades e planejar bem a disposição das peças da bateria. Na hora de arrumar a bateria no palco, não pense se ficará bonito e sim se ficará prático e usual.
SUGESTÃO - procure sempre conversar com o produtor do evento, e com músicos que ja tocaram na casa antes, consulte o equipamento disponível. Assim poderá planejar de forma muito mais eficaz as peças a sua disposição, sua posição e enfim a sua performance .
* lembrem-se que apenas digito dicas e sugestões, não sou dono da verdade e apenas escrevo minha opinião, a melhor dica sempre será usar o bom senso na hora de preparar o show de sua banda !
Nenhum comentário:
Postar um comentário