Essa é uma dica complementar, como o blog ficou muitos meses inativo ela me parece ideal como forma de compilar o que repetidamente vem sendo postado aqui sobre bom senso e razoabilidade.
O ponto é simples, sempre que uma banda sai para o mundo, fazendo shows e lançando material, a partir do momento que ela pisou fora do ambiente de ensaios pela primeira vez, ela se tornou alvo do público.
Sempre que algum dos membros da banda assumir uma posturapublicamente (principalmente nas redes sociais) toda a banda sofrerá as consequências dessa postura, sejam estas positivas ou não.
As vezes até mesmo expor pequenos detalhes sobre sua vida particular, ou falar algo fora de hora, pode ser altamente destrutivo, como no caso da banda GreyWolf que foi forçada a encerrar suas atividades unicamente pela rejeição que passou a sofrer de parcela do público que abomina White Metal ter descoberto que seu vocalista tinha um LP do Stryper ( banda de White Metal) em casa.
Vou citar dois exemplos, um de uma postura de membro de banda que prejudicou a banda, e outra, uma postura correta ( do ponto de vista mercadológico obviamente):
Exemplo errado: recentemente após as eleições, o vocalista da banda Salário Mínimo revoltado com o resultado da corrida presidencial externou sua frustração e precipitadamente foi infeliz numa postagem de seu facebook dizendo que São paulo devia se separar do resto do país.
Considerando o status da banda como uma banda que cobre todo território nacional com shows, os fãs, principalmente nordestinos, sentiram-se profundamente ofendidos com a postura do cantor e desde então a banda teve significativa perda de apoiadores, público e até passou a sofrer rejeição de alguns produtores. algo que a banda inteira vai ter que penar para reverter simplismente porque o seu vocalista se expressou publicamente sobre algo que a maioria de seus seguidores achou lamentável.
Exemplo certo: Bruce Dickinson criticou recentemente Rob Halford por este usar tele prompters ao vivo, Halford podia responder a altura, podia comprar a briga, podia criticar Bruce em vários aspectos, mas ele simplismente disse " Eu amo o Bruce, ele deve ter sido mal interpretado, e se ele não precisa de teleprompter , eu o admiro, eu preciso ! ". O fato é que o Metal God podia responder a crítica de qualquer forma, mas preferiu ser humilde e responder educadamente e se omitir de polêmicas.., final da história: ficou feio só para o Bruce.
IMPORTANTE : vivemos na era da informação, tudo que for falado na mídia e postado em redes sociais ganhará proporções gigantes sem que haja o que fazer para impedir, pense bem antes de expor sua opinião sobre o que quer que seja ( principalmente sobre temas como política e religião), pois sempre haverá um fã com a opinião contrária que pode deixar de ouvir sua banda e apoia-la por conta disso. Em um mundo ideal, todos tem o direito de pensar e falar o que quiserem sem sofrer consequência, mas nosso mundo não é assim, fale contra a maioria e será esmagado, não há quem não possa ser ignorante quando é contrariado
SUGESTÃO: guarde suas opiniões mais polêmicas ou mais contundentes para sua esfera íntima, ninguém que não seja um amigo que vai te respeitar independente de seu pensamento precisa saber o que você pensa. é melhor ficar em cima do muro do que se arriscar de qualquer lado do mesmo.
* lembrem-se que apenas digito dicas e sugestões, não sou dono da verdade e apenas escrevo minha opinião, a melhor dica sempre será usar o bom senso na hora de preparar o show de sua banda !
Nenhum comentário:
Postar um comentário