Voltando a postar com um pouco mais de regularidade, achei importante mencionar um fator que influencia muito nas apresentações das bandas e que, apesar disso acaba sendo muitas vezes neglicênciado, a ACÚSTICA do local da apresentação.
Geralmente as bandas se preocupam em serem ouvidas, e os músicos também se preocupam em serem ouvidos, mas raramente se preocupam em como estão sendo ouvidos, som alto porém sem qualidade não é benéfico, o público tem que gostar de ouvir a banda e não vai gostar se os volumes e regulagens do equipamento da banda, aliados a acústica do local, fizerem o show soar de forma caótica .
IMPORTANTE : qualidade de som não é sinônimo de volume, a banda tem que se preocupar em todos os instrumentos estarem audíveis, sem que o equipamento seja levado ao limite de sua capacidade. O equipamento da banda usado a plena capacidade com o tempo se deteriora (o mesmo pode ser dito da voz do vocalista se este tiver que gritar e não cantar). Enfim nem toda vez que um instrumento não estiver audível significa que seu volume está baixo, as vezes basta ajustar a equalização ou até mesmo abaixar o volume dos demais instrumentos.
SUGESTÃO: Por todo o país, as casas onde bandas se apresentam, não são necessariamente casas com infraestrutura acústica, geralmente, tem tetos baixos, paredes muito paralelas e sem tratamento acústico, janelas de vidro e palco mal posicionado. Preste atenção, peça para um membro da banda ou amigo ouvir na passagem de som como soa a banda e atentamente busque ecoalizar bem o som de cada instrumento, muitas vezes o resultado de diminuir os graves ( ou agudos) ou aumentar o ganho dos amplificadores é muito melhor que o de simplesmente aumentar o volume ao máximo.
* lembrem-se que apenas digito dicas e sugestões, não sou dono da verdade e apenas escrevo minha opinião, a melhor dica sempre será usar o bom senso na hora de preparar o show de sua banda !