quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

DICA N° 32 - Como lidar com as limitações de sua tessitura.

Seguindo o tema do post anterior, mais focado na performance do vocalista, achei interessante criar um post  especificamente sobre limitações de tessitura.
Tessitura é simplesmente o alcance da voz, do mais grave ao mais agudo. 
Muitos vocalistas no underground apresentam limitações de tessitura para suas próprias músicas.
Lembrando que a grande maioria dos vocalistas masculinos são barítonos ( que cantam melhor os tons médios) e que o Heavy Metal e a grande maioria das suas subdivisões pedem tons mais agudos, ou seja, cantores classificados como tenores.
Porém caso seja um barítono, ou mesmo um tenor, e não tenha o alcance necessário para emitir a nota que a melodia da canção exige, existem alguns macetes que ajudam muito o cantor a soar bem e profissional.

IMPORTANTE -  TODOS...absolutamente todos os cantores tem limitações de alcance , seja para o grave ou para o agudo, então ser limitado não é uma característica negativa e sim uma caraterística de qualquer ser humano. 
Apesar deste post focar mais nas notas agudas, existe também a mesma problemática quando se fala de notas graves. O importante é ter consciência da nota que se quer alcançar, da melodia vocal que se pretende e acima de tudo, ter bom senso em cantar algo que condiga com a proposta da música e da banda.

SUGESTÃO - existem três macetes que funcionam melhor nas hipóteses destas limitações de alcance vocal.
1 - Cantar o trecho o qual não alcança determinada nota com outra empostação. ( empostação é a forma como ao cantar se projeta a voz , basicamente, é o lugar do corpo onde se apoia a voz para emitir as notas ao cantar). Um exemplo muito bom deste macete, é o vocalista Udo Dirkschneider (U.D.O, ex-Accept) quando canta notas mais graves ele usa sua voz com uma determinada empostação mais "comum" empostando-a no peito, porém quando vai cantar as notas agudas, usa a empostação na garganta, Empostação essa que o consagrou com aquela "voz de pato" rouca e agressiva.
2 - Dar ao trecho o qual não se alcança alguma nota, uma outra interpretação. Variar oitavas ou mudar a linha melódica ao cantar tal trecho, e assim adaptar uma frase diversa da que foi originalmente composta. 
Um grande exemplo deste macete é o vocalista do Blind Guardian, Hansi Kürsch não conseguindo cantar os agudos como antigamente cantava usa justamente este recurso. Ao vivo, onde eram cantadas as notas mais agudas em músicas como The Script For My Requiem, executa tal trecho cantando com uma voz suave e grave mas perfeitamente afinada e coerente com a  música.
3 - Cantar a música em tom ou afinação diversa da que fora composta. Muitas vezes o vocalista não alcança determinada nota na melodia, porém a alcançaria o mesmo intervalo de notas se esta melodia for transposta para outra afinação ou tom, neste caso basta transpor a música.
Os maiores exemplos deste recurso são Kai Hansen e Ripper Owens, que não tendo o mesmo alcance de Michael Kiske e Rob Halford, cantam as músicas gravadas originalmente pelos mesmo em outra afinação. 



* lembrem-se que apenas digito dicas e sugestões, não sou dono da verdade e apenas escrevo minha opinião, a melhor dica sempre será usar o bom senso na hora de preparar o show de sua banda !        


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